Tecnologia em Reconhecimento Facial

Tecnologia em Reconhecimento Facial
Tecnologia em Reconhecimento Facial

Conhecendo a Biometria Digital

As tecnologias de reconhecimento facial são instrumentos para autenticação de identidade que tem ganhado cada vez mais espaço em empresas privadas. Até pouco tempo, essa era uma tecnologia mais restrita aos órgãos públicos, como a polícia e setores de identificação e ainda assim marcada por controvérsias.
Embora seja um mecanismo cercado por debates polêmicos como a invasão da privacidade e uso indevido de imagem, a biometria facial já é usada em diversas aplicações em todo o mundo.

Continue a leitura e descubra como essa tecnologia está se expandindo e transformando os sistemas de segurança das mais diversas áreas.

Tecnologia Facial

O que é um sistema de reconhecimento facial?

Um sistema de reconhecimento facial é um mecanismo que utiliza características do rosto para confirmar a identidade de uma pessoa. Esses sistemas utilizam a chamada biometria facial, que consiste em mapear os padrões da face de uma pessoa para identificá-la.
Para que a pessoa seja reconhecida são avaliadas características como distância dos olhos, tamanho e largura do nariz, espessura dos lábios, etc.

Ao todo, 80 pontos do rosto são possíveis de ser mapeados. Hoje, as tecnologias mais avançadas conseguem identificar até mesmo uma pessoa de máscara.

Embora os sistemas estejam cada dia mais aprimorados, ainda há uma grande discussão sobre a precisão das análises de imagem. A desconfiança acontece devido aos casos conhecidos de falso positivo e falso negativo que, em muitos casos, pode ser bem prejudicial para a pessoa. São famosos, por exemplo, muitos casos de reconhecimento facial que deram um falso positivo e pessoas inocentes foram presas. Por outro lado, também são muitos os casos em que tecnologias de reconhecimento facial, foram responsáveis pela captura de fugitivos, o que gera uma visão positiva para esse mecanismo.